| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

08 de outubro de 2015

Formação é aposta das Donas

Foi da vontade de alguns jovens em querer dinamizar a freguesia de Donas, no concelho do Fundão, com atividades recreativas, desportivas e culturais que foi fundado, em 1989, o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas. Depois de ter a sede onde hoje funciona o edifício da Junta de Freguesia local, viria o sonho de uma sede própria tornar-se realidade, com a construção da mesma na Srª do Souto. A nível cultural, tem um Grupo de Bombos que representa o grupo em vários locais e que organiza o “Donas a Bombar” que promove o encontro de vários grupos de bombos. Os passeios pedestres, os magustos, as festas de Verão, os intercâmbios e a colaboração no Encontro das Sopas são outras das atividades culturais e recreativas do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas. No desporto, e depois de terem tido grande equipas de futsal femininas, o atletismo é a grande bandeira desta equipa da Cova da Beira.
Sérgio Salvado é o homem que está à frente desta dinâmica colectividade. No atletismo “ temos 150 praticantes onde o mais novo tem 5 anos e o menos novo tem 67 anos, distribuídos por vários escalões” diz Sérgio Salvado.
Antes de começar uma nova época, Sérgio Salvado olha para trás e faz um balanço bastante positivo da época passada. Afirma que “A última época decorreu dentro do previsto, tendo-s destacado os nossos atletas jovens, os quais conseguiram algumas medalhas nacionais, e excelentes marcas nomeadamente no salto em altura, marcha atlética e meio-fundo, sendo estes resultados uma demonstração do grande valor dos jovens atletas da nossa região. Tivemos ainda a nossa atleta Catarina Carvalho a ser chamada para representar a seleção nacional por duas vezes. Nas provas de estrada participamos em provas no distrito e fora dele, tendo os nossos atletas obtidos bons resultados, como é o caso do Gabriel Macchi, e dos seus guias Martim Nunes e Jorge Rodrigues, obtido mínimos para os Jogos Paraolímpicos de 2016. Na pista, tivemos de fazer um desinvestimento, participando apenas com a prata da casa, onde, apesar de lesões de última hora, fomos uma vez mais campeões nacionais da 2ª divisão na pista Coberta em femininos”.
Para a próxima época, Sérgio Salvado diz que ”a falta de apoios e das diretivas da Federação Portuguesa de Atletismo em que não deixa participar atletas juvenis em Campeonatos Nacionais, deve levar a ausência do clube neste tipo de competições. No entanto a aposta na formação vai continuar sendo acompanhada pelo reforço de técnicos no clube, com conhecimento em diversas áreas, nomeadamente na parte do reforço muscular, lançamentos, saltos, implementação da escola de salto a vara, velocidade e meio-fundo, contando ainda com apoio médico permanente”.
No Troféu Gazeta Atletismo 2015, o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas encontra-se bem classificado na maior parte dos escalões. Se formos retirar os dois piores resultados, as atletas infantis Maria Rito e M. Jorge Ramos seriam, respectivamente, segunda e terceira classificadas, a iniciada Luana Crisóstomo seria segunda classificada, enquanto os iniciados João Almeida e Daniel Gamas seriam, respectivamente, segundo e terceiro classificados. Nos juvenis, Inês Reis é a dona do segundo lugar e Laura Taborda do terceiro lugar e António Curto está no lugar mais alto do pódio. Quem também está no lugar mais alto do pódio é a júnior Maria Soares e o Júnior Rui Infante, embora este último divida o lugar com Tiago Rodrigues, do CCD da Sertã. No terceiro lugar do escalão de séniores femininas aparecem a atleta internacional Catarina Carvalho e Marisa Vieira. O sénior Andre Barros è o segundo classificado, com o mesmo número de pontos de Tiago Martinho, do Estrela Campo de Aviação Futebol Clube, o mesmo lugar da veterana Angelina Cavaco. Nos veteranos, Dinis Oliveira ocupa o lugar mais alto do pódio.
Sobre o Troféu Gazeta Atletismo 2015, Sérgio salvado diz que “foi com grande satisfação que tivemos conhecimento deste troféu, e é claro que ficamos muito contentes por existir mais um incentivo à prática do atletismo. Esperamos que o mesmo se possa manter e até possa ser alargado às provas de pista, uma vez que muitos atletas ainda fogem a este tipo de provas. Em termos de objetivos espero ver os atletas do GCAD a liderar o máximo possível as várias categorias sendo assim um sinal claro da nossa qualidade”.
MG

08/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
30/11
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco
tituloNoticia
23/11
Associativismo - Que futuro?Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
25/11
Conversas no CaminhoMuseu de Arte Sacra da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video