SEnsibilização para a preservação dos oceanos
Oceanário está no centro da cidade
O Vaivém Oceanário, que é um projeto do Oceanário de Lisboa dedicado ao tema Educação ambiental em movimento, está presente no centro cívico de Castelo Branco, com o objetivo de sensibilizar a população para a conservação dos oceanos, tratando-se de uma iniciativa em que os visitantes podem apreciar a exposição Florestas Submersas, de Takashi Amano, com música de Rodrigo Leão.
Assim, até sexta-feira, das 9h30 e as 12h30 e das 14 às 17 horas, o espaço está aberto às escolas, com os marinheiros do Ensino Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos, a poderem explorar os diversos ecossistemas oceânicos, descobrindo quais as espécies que habitam o território nacional marinho, através do Portugal é Mar.
Por outro lado, os alunos do 3º Ciclo, Secundário e público em geral, podem navegar por atividades relacionadas com a literacia azul. O mergulho pela diversidade de bens e serviços que os oceanos oferecem permite explorar e compreender a importância dos habitats marinhos percebendo o valor que estes têm para o planeta e para todos nós.
Amanhã, quinta-feira, a partir das 17h30, professores e educadores podem participar num workshop que dará a conhecer um Portugal diferente, com um território marítimo considerável e com um potencial único. A formação tem como objetivo dotar os profissionais de educação de ferramentas e conhecimentos, relativos à literacia azul, que possam servir de complemento à programação do sistema educativo com uma forte aposta na valorização dos oceanos, enquanto fator de diferenciação e de construção de uma nova identidade nacional, mais ecológica e voltada para a conservação dos ecossistemas marinhos.
Sábado, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 17h30, o Vaivém Oceanário está aberto ao público em geral.