Os Senhores da Europa contra a Grécia
Os Senhores da Europa contra a Grécia – No momento em que escrevo, os “Senhores da Europa” mantêm uma pressão chantagista sobre a Grécia. Faltam poucas horas para terminar o prazo de pagamento ao FMI e eles sabem que a Grécia não é capaz de pagar. Foram eles, aliás, que criaram as condições para que a Grécia chegasse à situação em que se encontra. Com culpas também da Grécia, com certeza, que não foi capaz de combater com mais eficácia a corrupção. Mas com graves culpas da União Europeia, em relação ao endividamento (Por que é que a Grécia teve que comprar submarinos e aviões de caça, em nome da Segurança Europeia?) e ao desemprego.
Agora a chantagem sobre o Governo Grego já é às claras: “ou aceitam a última proposta e fazem campanha pelo SIM ou saem da União Europeia (e, em consequência, do Euro). Parece inacreditável mas é um facto. Os “Senhores da Europa” (no fundo a Alemanha) decidiram que não é possível um Povo ousar questionar as suas poliíticas. Essas “criancices” não são aceitáveis. Quem decide os caminhos da “dita” União Europeia são ELES.
O Governo, mandatado para “libertar” o País de uma situação insustentável, tentou, até ao limite, sensibilizar as Instituições Europeias para os problemas e para as responsabilidades comuns, de modo a obter um ACORDO, à altura dos valores que levaram à formação da União Europeia. Falhou. E perante uma última proposta prepotente e inaceitável, manteve a coerência. Pede uma semana, para explicar ao Povo porque não pode aceitar o ACORDO e aceita que, se perder o Referendo, se demite.
Os “Senhores” não aceitam o pedido. Decidem, antes prosseguir a chantagem e entrar em campanha contra o Governo, esgrimindo a ameaça da expulsão automática do Euro e da União Europeia. E será possível? Creio que não. A acontecer, será o fim, a prazo, da União Europeia!