Este Outro Pais
08/02 a 06/04
Este Outro País é a exposição de João Salvado que está patente no Museu do Canteiro, em Alcains, a partir do próximo sábado, 8 de fevereiro.
A mostra conta com 61 desenhos a grafite sobre papel que serviram de ferramenta à investigação intitulada Arquitetura Popular em Portugal. Tecnologias construtivas tradicionais na contemporaneidade, e 2021.
O autor revisitou alguns locais do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa (IARP), realizado entre 1955 e 1960, sob a tutela do então Sindicato Nacional dos Arquitetos. O IARP teve por objetivo um levantamento sistemático da construção popular portuguesa, já então prestes a desaparecer, realizado de Norte a Sul do País. Para tal foram mobilizando alguns dos mais destacados arquitetos Portugueses da época. Para a Zona 3, formada pelas Beiras, foram designados os arquitetos Francisco Keil do Amaral, José Huertas Lobo e João José Malato. O Inquérito, para além do seu impacto na cena arquitetónica portuguesa dos anos 1960, foi também, a par das pesquisas de Leite de Vasconcelos, de Orlando Ribeiro, de Michel Giacometti e do grupo de Jorge Dias, os antropólogos e etnógrafos Margot Dias, Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira, uma das mais importantes investigações no âmbito da cultura popular realizada durante o século xx em Portugal.
A exposição surge no âmbito do 20.º aniversário do Museu do Canteiro, sendo que a inauguração contou com a coordenação científica do conhecido etnógrafo/antropólogo/museólogo Benjamim Pereira. Do seu espólio fazem parte fotografias de Fernando Galhano, Benjamim Pereira, de Orlando Ribeiro e registos sonoros de Michel Giacometti, respetivamente do arquivo e do acervo sonoro do Museu Nacional de Etnologia.