Mario de Sa-Carneiro
26/04
A Alma Azul, no âmbito do projeto de dinamização cultural para livrarias independentes, promove no próximo sábado, 26 de abril, às 16 horas, na Livraria Livros Tintos, no Fundão, uma sessão literária dedicada a Mário de Sá-Carneiro.
26 de abril é a fatídica data em que Mário de Sá-Carneiro se suicida em Paris, em 1916, criando com o aparato da sua morte, tantas vezes anunciada por carta a Fernando Pessoa, um dos mitos da literatura portuguesa.
Serão as cartas enviadas a Fernando Pessoa, parte importante da sessão na Livraria Livros Tintos, mas também será lido o poema que Mário Cesariny escreveu em louvor de Mário de Sá-Carneiro e que a Alma Azul integrou na antologia de poesia No Lado Esquerdo da Alma, totalmente dedicada a Mário de Sá-Carneiro, e alguns poemas autobiográficos do autor de A Confissão de Lúcio, Loucura, O Incesto e Ressurreição, contos e novelas editadas no catálogo da Alma Azul.
Como oferta à Livraria Livros Tintos, a Alma Azul disponibiliza, para leilão, uma edição de Manucure, de 1995, da extinta A Mar Arte Editora e há muitos anos esgotada.
Trata-se de uma edição fac-simile de Manucure, da primeira publicação, em 1915, com fotografias de Paulo Abrantes, do espetáculo do ator João Grosso no Teatro Paulo Quintela, na Universidade de Coimbra.
O valor total do livro leiloado reverte para a Livraria Livros Tintos.