Joao Rolo
19/11
O coronel da Guarda Nacional Republicana (GNR) João Rolo apresenta, no próximo dia 19 de novembro, às 18 horas, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, o livro da sua autoria em que relata a sua história de vida.
João Rolo nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, há 66 anos. Viveu na vila de Moatize até 1970, ano em que veio estudar para Castelo Branco, cidade onde residiu até 1986, altura em que enveredou pela carreira militar e onde ainda tem casa na Rua Médico Henrique de Paiva, tendo estudado na Escola Comercial e Industrial, sido escuteiro no Corpo Nacional de Escutas e jogado futebol nas camadas jovens do Benfica de Castelo Branco e nos seniores da Póvoa de Rio de Moinhos.
Cumpriu o serviço militar em 1979 tendo feito a recruta na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e prestado serviço no Regimento de Cavalaria de Santa Margarida entre 1980 e 1984. Frequentou o Curso de Formação de Oficiais da GNR em 1985, e foi colocado em 1986, como tenente, no Centro de Formação da GNR, em Portalegre. Chefiou a Seção de Recrutamento da GNR, no Beato, em Lisboa, entre 2004 e 2006, e regressou a Portalegre para comandar o Centro de Formação de Praças até dezembro de 2010, data em que passou à situação de reforma, com o posto de coronel.
Reside em Portalegre há 38 anos, foi dirigente do Sport Clube Estrela de Portalegre, clube que subiu de divisão por duas vezes; da Associação de Futebol de Portalegre; da Federação Portuguesa de Futebol; e é presidente e foi fundador do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre.