Descaminho
16/11
A EsTe – Estação Teatral apresenta a sua mais recente criação, Descaminho, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no próximo sábado, 16 de novembro, a partir das 21h30.
No ano de comemoração dos 20 anos da EsTe o espetáculo, como é adiantado pela encenadora Sofia Cabrita “nasce da vontade da companhia de continuar a trabalhar sobre o riquíssimo património material e imaterial desta região. O tema do contrabando é parte integrante deste chão movediço em que nos encontramos: a Raia. A nossa proposta artística era partir daquilo que encontrássemos junto das pessoas, dos lugares e dos documentos, começando sem um texto dramático, sem uma narrativa esboçada e com uma enorme curiosidade”.
Na sinopse do espetáculo é adiantado que “quando perguntávamos sobre o tempo do contrabando, as respostas eram vagas, sem comprometer as narrativas que se ouvem por toda a Raia… Foi preciso perguntar outra vez, esperar, deixar que surgissem as memórias, as entre histórias menos oficiais e, sobretudo, ficar atentos aos gestos de recontar. Através das máscaras, dos objetos, das imagens, de documentos oficiais e privados e ecos de homens e mulheres dos dois lados da fronteira, quisemos fazer uma homenagem ao ato de lembrar. Neste espetáculo, as personagens deslocam-se à procura do passado, não ficam paradas a olhá-lo de longe. Com elas, cruzamos as fronteiras portuguesa e espanhola, levamos e trazemos escondidos os carregos, esquivamos o perigo, jogamos o jogo, lembramos, apagamos e encontramo-nos sempre a meio caminho: entre a realidade e a ficção”.