As cores da liberdade
07/08 a 15/08
A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Corgas, no Concelho de Proença-a-Nova, tem patente a exposição As cores da liberdade: 50 anos do 25 de Abril 1974-2024. Trata-se de uma mostra informativa e documental, que apresenta uma estrutura e conteúdos temáticos que procuram informar mais e conhecer melhor as mudanças e impactos dos 50 anos do 25 de Abril, no comportamento e nas condições de vida e vivências das pessoas, designadamente das comunidades das aldeias como as Corgas, aldeias vizinhas e regiões do Interior de Portugal.
A inauguração, dia 16 de julho, marcou o último dia das celebrações dos Grandiosos Festejos em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que decorreram de 12 a 16 de julho, e a primeira de uma série de iniciativas que irão acontecer na aldeia durante o verão.
No final da apresentação houve ainda espaço para homenagem ao Corguense Adelino da Costa Lemos, representado através da sua família, que se deslocou para receber uma simbólica lembrança. Libânio Martins, que é o responsável pela organização da exposição, destacou “uma vida dedicada à povoação e a distinta participação na Guerra das ex-colónias” como fatores de destaque e mérito. O responsável pela investigação biográfica destes antigos conterrâneos aponta ainda a nomes como “Fernando Castanheira, Belmiro Ribeiro e outros 30 Corguenses, todos participantes na Guerra das ex-colónias”, e dos quais a Associação tenta agora saber mais dados e informações.
A apresentação da exposição, que estará patente até 15 de agosto, dá a conhecer alguns testemunhos, proibições conquistas, contos, poemas e canções do 25 de Abril de 1974 e é apenas uma das iniciativas que marcam a atividade da Associação.