Symbiosis
18/02 a 30/04
Symbiosis, é a exposição de Sofia Arez que está patente no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a partir do próximo sábado, 18 de fevereiro.
Uma exposição que mostra a ligação entre a natureza e a arte, dedicada aos líquenes, seres vivos formados por fungos, comissariada e com o apoio científico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
A exposição é constituída por um conjunto de obras que retratam cogumelos e líquenes encontrados pela artista nos mais diversos meios. Estão por todo o lado. Enquanto se desloca a caminho do trabalho ou se exercita perto de casa, há florestas escondidas de fungos e líquenes que estão à espera de serem descobertas.
O pensamento de dois seres de reinos biológicos distintos que não conseguem viver um sem o outro, que se juntam e se transformam mutuamente em colaboração, dois seres que se tornam um só que se regenera infinitamente, o que leva a olhar para estas obras de Sofia Arez como metáforas e modelos para os meandros das relações entre as entidades vivas na Terra.
A mostra pode ser visitada até dia 30 de abril.